Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli foi o nome recebido no Batismo por aquele que mais tarde seria o aclamado Papa Pio XII. Ele nasceu em Roma em 02 de Março de 1876 e faleceu na mesma cidade em 9 de Outubro de 1958, contando com 82 anos.
PAPA PIO XII (Patrono de Nossa Escola)
Foi eleito Papa em 02 de Março de 1939. Sua família tinha uma história ligada ao Vaticano e muito cedo, Eugenio demonstrou a vocação para seguir ligado aos estudos em teologia e a vida religiosa. Logo despontou na vida religiosa de forma a conquistar a confiança e se empenhar nas tarefas de sacerdote. Estudou Teologia, Direito Canônico e se interessou pela diplomacia. Tanto que o governo Brasileiro recebeu a visita diplomática, do então, Cardeal Eugenio Pacelli nos dias 20 e 21 de outubro de 1934. Nessa visita memorável, o Cardeal ficou hospedado no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, que também era a capital da República. Na ocasião, Pacelli visitou também o monumento do Cristo Redentor, e registrou este momento em fotografia memorável:
(Visita do Cardeal Pacelli, Secretário de Estado da Santa Sé e legado papal, ao Brasil, em 1934, a caminho da Argentina. Na foto ao centro Presidente Getúlio Vargas na extremidade esquerda, sentado, o Sr. Antonio Carlos Andrada, Presidente do Parlamento. - Fonte: Wikipédia)
O Cardeal Eugenio Pacelli foi aclamado Papa no dia do seu 63º Aniversário - 02 de março de 1939, em terceira votação. Escolheu o nome de Pio XII na intenção de continuar o trabalho de seu antecessor Pio XI, um homem muito piedoso. Como um homem de sua época (uma época marcada pelos regimes totalitaristas e por duas grandes guerras) o Papa Pio XII baseou seu pontificado na busca por soluções diplomáticas e que levasse à paz, contudo não agradou a todos, e dessa forma, até hoje é muito questionado quanto ao seu silêncio durante a segunda grande guerra. Sua vida e obra são objeto de estudo de diversos autores, alguns que defendem seu ponto de vista e outros que polemizam suas atitudes, em um período que já foi marcado pela tristeza da guerra.
(Fonte: Wikipédia - Texto: Aglae)